sábado, 26 de janeiro de 2013

Reações a um estupro

     Não tem como me calar diante de tudo o que vem acontecendo, nem fingir que não está acontecendo nada, muito menos achar que isto é normal ou que "sempre aconteceu, porque me importar agora?"
     A questão é, todos os dias mulheres são violentadas, tem seu bem mais precioso: seu corpo e sua vontade invadidos, desrespeitados e não me parece que estamos em pleno seculo XXI.
     O caso de 2 meninas na Índia a pouco tempo causou revolta no mundo todo. Esta semana foi divulgado um caso de estupro coletivo em Curitiba e isso me assusta. Não apenas (como se pudesse dizer apenas nesse caso) por ser cada dia mais perto de mim, mas por quem mandou realizá-lo: O Marido (na verdade, o EX marido revoltado pela separação).
     Isto prova que uma vez tendo marido (leia-se homem, namorado, noivo, conhecido, pai, amigo, desconhecidos, etc), a mulher perdeu sua liberdade e o direito pelo seu corpo, tornando ele um patrimônio do homem em questão e a ele cabe fazer o que quiser. ERRADO!!!!
     
     Uma reportagem do site Gazeta do Povo escreveu muito bem sobre o ocorrido, a vergonha e a culpa que a vítima muitas vezes sente. Na maioria dos casos, a vítima é a "culpada" ou assim se sente e a sociedade reafirma esse absurdo: " ah, vai ver que ela mereceu, ou fez por merecer...", "mas e a roupa que estava usando, era tão curta que provocou..." e por ai vai.
     Já fiz um post sobre a Marcha das Vadias aqui, e quem não leu, vale a pena. Mas leia também a reportagem completa. Aqui, só vou colocar um parágrafo extremamente importante e uma observação de um grande amigo sobre o caso.

Reportagem completa da Gazeta do Povo: Clique Aqui.

Post sobre a Marcha das Vadias: Clique Aqui.



" O fato de estupros ocorrerem em qualquer local, em qualquer cultura, com mulheres jovens e idosas, com roupa curta ou comprida, mostra que estupro não tem nada a ver com a roupa ou a aparência da vítima, mas com uma relação desigual de poder que é estrutural, uma tentativa de dominar a mulher tirando-lhe seu bem mais precioso: o seu corpo e seu domínio sobre ele, impondo-lhe sofrimento, dor, vergonha, doenças e até um gravidez."


"Ninguém, não importa sob quais circunstâncias, não importa o que esteja fazendo ou como esteja fazendo, merece ser estuprado."
by: Phreddie

Nenhum comentário:

Postar um comentário