sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Resenha: Maldito Karma - Ed. Planeta



"A apresentadora de televisão Kim Lange está no melhor momento de sua carreira. E é justamente nesse momento que sofre um acidente e morre de forma bastante inusitada: é atingida pelo banheiro de uma estação espacial russa! Logo depois de sua morte, Kim se dá conta de que praticamente só acumulou mau karma durante sua vida: traiu seu marido, foi displicente com sua filha e magoou muitos dos que a rodeavam. Em pouco tempo percebe qual será seu castigo: em um formigueiro, com uma cabeça enorme, duas antenas e seis patas...Kim descobre que foi transformada em uma formiga! ... "

     
     Assim começa a esse livro, nada convencional, com uma protagonista completamente incorreta (aquela famosa politicamente incorreta, sabe?! Egoísta, mau educada, boca suja, arrogante e por ai vão-se mil "qualidades"...), pois então, é assim que a Kim Lange se apresenta ao leitor: uma  famosa apresentadora de TV, cheia de sucesso que involuntariamente (ou nem tanto) acaba deixando de lado sua vida pessoal, marido, filha e amigos.

   Essa é uma estória* divertida sobre reencarnação, Buda, Casanova (o famoso sedutor) e a evolução quando se acumula bom karma.

     Após o esdrúxulo acidente que levou a vida de Kim, ela agora vê-se reencarnada numa formiga, cabeçuda, com 6 patas e 2 antenas, completamente horrorosa. No mesmo formigueiro ela conhece Casanova, que está reencarnado como formiga há anos e anos e mais anos e parece ter aceitado bem sua condição.
     É ai que mora a diferença, Kim nunca irá aceitar sua nova vida como formiga, e é nesse momento que Buda aparece para ela, explicando o motivo que a levou ser reencarnada como tal e o que deverá fazer para mudar sua condição.
     Mas por que Buda? 
     Porque cada religião tem seu "líder" e Buda ficou encarregado dos humanos que não seguem uma religião específica, que não acreditam em nada de cunho espiritual.

     Pois bem, seguindo com o livro, Kim agora terá de acumular bons karmas. E foi o que ela fez, ou ao menos tentou fazer, acumular bom karma de coração, sem pensar muito em fazer apenas com essa intenção. Fazer por ser uma pessoa boa e generosa (coisa difícil se tratando de que é), mas conseguiu, ao menos tentou.
     Nesse período ela e Casanova se perdem e se reencontram pela vida. Ela conseguiu ser uma vaca, uma porquinha-da-índia, minhoca, cachorra, enquanto seu amigo Casanova, tentava aos trancos e barrancos aceitar, compreender e evoluir também, virando entre outros, um gato.

     Com esses bons karmas acumulados Kim ganha uma chance grandiosa na evolução, mas eu paro por aqui. As confusões geradas por esta nova/velha vida não vou contar, para isso vocês terão que ler essa divertidíssima história (ou estória, como gosto de chamar).

     Ela vai garantir boas gargalhadas enlouquecendo a nova namorada do seu marido, tentará cuidar de sua filha, conquistará quem nem queria tanto e aprenderá o que é generosidade.


Ficha:
Autor: David Safier
Titulo: Maldito Karma
ISBN: 9788576655503
Selo: Planeta
Ano: 2010
Edição: 2
Número de páginas: 287





Estória é um neologismo proposto por João Ribeiro (membro da Academia Brasileira de Letras) em 1919, para designar, no campo do folclore, a narrativa popular, o contotradicional.
Alguns consideram o termo arcaico, por ter sido encontrado também em textos antigos, quando a grafia história ainda não havia sido consolidada na língua portuguesa.
O termo acabou por não ter uma aceitação generalizada, não figurando nos dicionários portugueses e apenas em alguns brasileiros.[3] Apesar de ter sido usada na linguagem coloquial, o termo nunca figurou na norma culta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário