sábado, 2 de junho de 2012

Resenha: Travessuras da Menina Má - Ed. Ponto de Leitura



     Dia de temporal, cidade alagada e eu como sempre sem guarda-chuva. 
Resolvi descer no shopping para ir ao cinema já que o ponto mais próximo da minha casa ficava muito longe e a melhor probabilidade que eu tinha de chegar em casa naquele momento era encharcada, com celular e notebook pifados e tudo mais que estava na mochila. Entrei na Livraria Cultura para esperar o início do filme e fiquei vendo quais livros me interessariam.
Não sou daquelas que compram livros pela capa, mas confesso que se a capa ou o título me chamarem atenção, darei uma atenção maior a ele.
Nessa estantes pequenininhas, de livros pockets eu achei um que gostei, assim pensei. 


Essa é a história de encontros e desencontros, ambição, desventuras e tragédias, mas acima de tudo amor. Amor que durará décadas mesmo que adormecido, que superará todo o orgulho e levará a loucura. Que deixará mágoas por toda uma vida, mas que nunca deixará de ser amor, nunca deixará de existir e que se mostra mais forte do que a menina má imaginou ser.

     Aqui você irá conhecer um casal formado quando ainda eram crianças, ou assim ele pensava ser até que ela foi embora do bairro em que moravam.
     Ricardo cresceu e esqueceu da sua chilenita Lily. Foi morar em Paris, um dos seus sonhos. Uma vida bastante comum, até certo ponto medíocre. Um trabalho de tradutor e um quartinho pequeno, imundo e esquisito para morar, mas tudo bem porque ele está bem, ou assim pensava até ser surpreendido pela chilenita agora mulher. 
     Seu mundo cai, sua vida virará de pernas pro ar, mas ele fará de tudo por ela, simplesmente tudo para o grande amor de sua vida, para que ela fique com ele. Mas nada disso será suficiente diante da ganância e  ambição dela, que irá mais longe e fará com que ele sinta a dor do abandono pela segunda vez.
     Mal sabe que ainda a encontrará diversas vezes, encarnando diversos papéis, que a sua chilenita se transformará na menina má: a mulher do chefe da guerrilha cubana, ou a esposa rica, feliz e dedicada de um alto escalão francês. Quem sabe ainda uma das esposas submissas e infeliz de um mafioso japonês ou até mesmo uma refugiada da África. Afinal, são tantas as personalidades dessa mulher que ele não saberá nunca qual delas irá encontrar e SE irá encontrar após mais uma fuga no meio da madrugada.
     A vida deles passará por diferentes décadas, desde os anos 60 da revolução cubana que afeta todo o mundo até a crise dos anos 90 na Espanha. Viverá o lema: sexo, drogas e rock'n'roll de Londres e dará um pulinho ali no Japão de culturas tradicionais. Você sentirá raiva, desprezo, paixão, ternura, pena e tantos outros sentimentos assim como os personagens.
     Digo apenas que Ricardo amou, amou mais do que pensava ser capaz. Esgotou toda a sua vida por ela, fez de tudo e ela, ela sim o amou como jamais amou outro homem, mas ao seu modo, da sua forma e sua ganância tornou-a uma mulher triste, sofrida e infeliz.


"Que breguiçes me dirá hoje, Ricardito?"

Ficha
Livro: Travessuras da Menina Má
Autor: Mário Vargas Llosa
Tipo: Romance
Editora: Ponto de Leitura
Ano: 2010
Páginas: 400
Formato: pocket

2 comentários:

  1. Nossa!
    Leitura tensa, se não me engano, mas válida.
    Bjks flor.

    ResponderExcluir
  2. Eu simplesmente AMOOOOOOOOOOO esse livro. Ele é indescritível, ok eu sou suspeita pra falar porque sou apaixonada pelas obras do Mario Vargas Llosa. Mas eu acho uma leitura super válida, você se envolve demais com a história e os personagens. Como não ter raiva da chilenita e não ter horas que você acha o Ricardito um otário!? Mas é um livro perfeito! ^^

    ResponderExcluir