segunda-feira, 28 de maio de 2012

A marcha das vadias - você sabe o que é isso?

Foto da Marcha no RJ - Fonte globo.com

Você deve ter ouvido falar da "Marcha das Vadias" que ocorreu simultaneamente este final de semana em diversos estados do Brasil, no Canadá e outros países.


Tudo começou em uma Universidade do Canadá - Toronto, uma das mais tradicionais,  onde um policial que dava uma palestra disse uma frase bastante infeliz, que as mulheres não deveriam se vestir como "vadias" para não serem vítimas de assédio sexual

Foto da Marcha no RJ - Fonte globo.com
E essa frase de efeito, teve sim um efeito catastrófico e de mobilização mundial. No Brasil estados como Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Porto Alegre, Espírito Santo, Brasília, Pará, Pernambuco e Bahia além de outras cidades espalhadas tiveram a marcha passando pelas ruas, com mulheres vestidas com supostas roupas de "vadias" e muitos homens que apoiavam a marcha.

A intenção do movimento é mostrar, além de diversas outros pontos, que o que causa abuso, violência sexual não são roupas e sim a mentalidade ainda machista, existente não só nos homens como em muitas mulheres, por mais que se digam feministas ou liberais.

Que atire a primeira pedra a mulher que nunca fez um comentário sobre aquela "colega".... que ela é piriguete, que se veste assim ou assado, com um vestidinho apertado, curto e sensual. Agora se essa "colega" for vítima de algum tipo de abuso sexual, qual a primeira frase que será dita "Mas também, olha a roupa dela, tava pedindo!" como se uma roupa fosse o passaporte para que qualquer coisa pudesse acontecer com uma mulher. Que o respeito fosse negado.

Uma frase dita nessa marcha que eu gostei muito foi "A minha calça jeans nunca me protegeu do abuso" e é verdade. Quantas pessoas vestidas de forma considerada 'decente' pela sociedade foram vítimas? Já pensou nisso? 

Outra frase muito legal: "meu decote não provoca a violência contra mulher. Seu machismo sim!". 

A marcha grita pelos direitos das mulheres. Direitos que vem sendo conquistados com muita luta ao longo de décadas e mais décadas, digamos séculos até.

São direitos como os que possuímos hoje e não nos damos conta, como o voto nas eleições, trabalho em cargos públicos, carteira de motorista, gerente de grandes empresas, mulheres nas áreas consideradas de homens como: engenharia, construção, mecânica, medicina, lida com animais de grande porte nas fazendas, e muitos outros.

Imagem encontrada no Google.

A luta pelo direito é antiga e ainda tem muito pela frente. Mulheres lutam pelo próprio corpo, pelo direito de fazer o que bem entender com ele e não ser regido por antigos escritos religiosos, e por ai vai uma infinidade de pontos para lutar.

Fiquei assustada com comentários nas reportagens que vi pelos jornais. Em grande parte masculinos, mas o que mais me deixou pasma foram os comentários machistas e preconceituosos de muitas mulheres. Estas que deveriam estar apoiando. 

Encerro o post com mais uma frase maravilhosa do movimento:

"Inconveniente é a falta de respeito. Sou feminista sim, em qualquer situação".





2 comentários:

  1. Ah, tenho que comentar q sou completamente a favor da causa. Eu vi uma frase maravilhosa em um cartaz, que dizia: Ensine os homens a respeitar, não as mulheres a temer.

    Infelizmente, o machismo não vem só dos homens, as mulheres também tem sua culpa. E tenho a impressão que ainda serão necessárias muitas marchas e muita informação para que algumas coisas mudem no conceito popular.

    BjoO
    Pri
    Entre Fatos e Livros

    ResponderExcluir
  2. Não sabia direito o que era o movimento e como tinha surgido(obrigada pela explicação). Super apoio a causa não é como você se veste que vai fazer você ser vitima ou não de abuso.

    Que pena que o machismo não é só dos homens, tem muitas mulheres que pensam igual ou pior a muito homem por aí...

    ResponderExcluir