quarta-feira, 23 de maio de 2012

Resenha: Amor em Minúscula - Ed. Record



"Desfrute as pequenas coisas, porque
talvez um dia você olhe para trás e se dê conta
de que eram as grandes coisas."
                                                    Robert Brault

          Assim começa essa maravilhosa viagem por um ano na vida de Samuel. 
          Você provavelmente não imaginaria nunca que um simples gatinho pudesse mudar a vida de alguém dessa forma, mas no primeiro dia do ano novo Samuel se vê diante de um filhotinho que o escolheu como dono, ou assim parece. Esse encontro mudará sua vida radicalmente,  "como o movimento da asa de uma borboleta que causa um cataclismo do outro lado do globo." 
          Após passar o último dia do ano sozinho, com a sua pequena garrafa de Champagne e 12 uvas (apesar de não acreditar em superstição) ele acorda mais uma vez sozinho, aos 37 anos. Ao preparar seu café da manhã, escuta um barulho na porta e para sua surpresa um filhote de gato entra em sua casa, sem ser convidado, claro! 
          Por não querer ficar com o peludo, Samuel resolve fazer um anúncio para doação em uma revista, mas vê-se diante de um problema: os animais só podem ser anunciados com a vacinação em dia. Pronto, ai está mais um detalhe do qual ele não queria ter que se preocupar. Pois bem, ele vai em busca de uma Veterinária para as vacinas e eis que a pergunta do atendente o pega de surpresa: "Qual o nome do animal?" - o gato não tinha nome, e para não se preocupar  com mais esse detalhe ele resolve colocar o sobrenome do autor do primeiro livro que está a sua frente, batizando o gato de Mishima.
          Uma coisa interessante em Samuel é que ele adora palavras que só possuem um significado em um determinado idioma, como a nossa palavra SAUDADE, que só é usada no Brasil. A favorita dele é MONO NO AWARE que em japonês quer dizer A tristeza das coisas.
          Ao acordar doente no terceiro dia do ano, o personagem se vê diante de outro problema: morar sozinho. Ele terá que ir a farmácia antes de piorar. Ao sair de casa, eis que o gato passa por entre suas pernas e corre para o andar de cima. Neste momento a vida de Samuel irá tomar rumos muito diferentes dos vividos até então. 
         Irá se deparar com o significado de amizade, ajuda ao próximo, reencontro e mistérios. Conhecerá personagens que nunca sequer imaginou, irá em uma festa dos seus alunos, participará do estranho sumiço do livro de pesquisa, de um suposto louco com mania de perseguição. Se esforçará para descobri o mistério do homem que toma café diariamente na mesma hora e pelo mesmo tempo, tentará reencontrar seu velho e esquecido amor de infância e o mais surpreendente, terá ajuda, do agora fiel Mishima, para a escrita de um livro do qual jamais pensou em fazer.

"Duvida de que as estrelas são fogo;
Duvida de que o sol se move;
Duvida de que a verdade não mente;
Mas nunca duvides de que te amo" 
                             Shakespeare

Mais uma: Leitmotiv = motivo condutor = Cada dia tem uma determinada tônica, e a palavra para isso é a alemã Leitmotiv.

Ficha:
Livro: Amor em Minúscula
Autor: Frances Miralles
Tipo: Romance
Editora: Record 
Ano: 2006
Páginas: 283.

3 comentários:

  1. Nunca tinha ouvido falar nesse livro, mas aprece super interessante a história (amo gatos)e bem real também. Umgato entrão não é novidade nenhuma e que um bichinho nos ensina o valor da amizade e acaba com a solidãonem é preciso falar.

    ResponderExcluir
  2. Não tinha ouvido falar desse livro, mas pelo o que você escreveu ele me encantou. Incrível como um gatinho pode mudar a vida de alguém, e ainda bem que para melhor.

    ResponderExcluir
  3. Olá! Estou a ler este livro, as em alemão porque é da biblioteca local. Dei com o blogue quando andava a passear pelas entradas do google no sentido de verificar, se havia tradução para português. Claro, que me tornei seguidora. Adoro ler; leio de tudo um pouco.
    Deixo o link do meu blogue e um convite para um passeio por lá. http://querotrazerapoesiaparaarua.blogs.sapo.pt/
    um abraço

    ResponderExcluir